MINISTRA GUINEENSE DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS SUZI BARBOSA PEDE  DEMISSÃO

Não dá para acreditar mas é uma realidade. A ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades, Suzi Carla Barbosa, entregou hoje o seu pedido de demissão no cargo ao Primeiro-Ministro, Aristides Gomes.

“Venho através desta carta apresentar o meu pedido de demissão enquanto titular da pasta dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades do X Governo Constitucional da República da Guiné-Bissau”, informou Suzi Barbosa na carta de demissão à que a ANG e Notabanca tiveram acesso.

Na missiva a governante evocou os motivos pessoais e políticos que considera fundamentais para a salvaguarda da sua dignidade, da qual diz ter o  direito de não abdicar, para justificar a sua demissão.

“Enquanto ministra, assumi o desafio e a responsabilidade patriótica de defender o Programa do Governo com base nas orientações políticas e no interesse Supremo do nosso país”, disse.

Acrescenta na carta que sempre procurou basear todas as suas acções e intervenções com base no profissionalismo e na competência, sempre imbuída de sentido de Estado  e do espírito de trabalho em prol  do desenvolvimento nacional.

“Agradeço a confiança depositada em mim para servir o meu país e defender a nossa bandeira, enquanto chefe da diplomacia e responsável pela política externa do país”, afirmou, acrescentando que enquanto guineense e deputada da Nação, continuará igualmente  a dar as suas contribuições para o desenvolvimento do país.

A ministra Suzi foi vista recentemente na Nigéria,através de um canal de televisão deste país, na companhia de Umaro Sissoco Embaló, que, ainda com resultados provisórios das presidenciais de 29 de dezembro, que lhe dão vantagem, decidiu promover uma digressão de agradecimentos por alguns países de África.

Alguns analistas acreditam que essa aparição ao lado de Sissoco Embaló numa altura em que o seu partido, PAIGC, protesta, em tribunal, os resultados eleitorais terá precipitado o seu pedido de demissão, por ter sido muito criticada dentro e fora da sede  do partido.

Notabanc; 24.01.2020