Votação presidenciais 2ª volta: CHEFE DE MISSÃO DE OBSERVADORES DA UNIÃO AFRICANA CONSIDERA POSITIVO O PROCESSO DE VOTAÇÃO

O chefe da missão de observadores da União Africana, Rafael Branco, disse que a sua equipa presenciou a abertura de várias assembleias de voto, bem como está a acompanhar o desenrolar do processo em todo o país incluindo nas ilhas, tendo assegurado ainda que até neste momento o processo da votação é positivo.

O ex-primeiro-ministro são-tomense que chefia a missão de observadores da União Africana fez essa consideração  durante a sua declaração aos jornalistas para fazer a avaliação do desenrolar do processo da votação a nível do território nacional.

“Tudo está a correr tranquilamente, os cidadãos a exercerem os seus direitos de voto. Havia delegados dos dois candidatos presentes, portanto estamos habitados a esse comportando cívico exemplar do povo guineense”, notou para de seguida, acrescentar que até no momento não se registou nenhum incidente.

“Em relação à primeira volta, a mesma hora, eu noto um aumento de participação dos eleitores. Não será muito significativo, mas há que registar um aumento da participação. Espero que isso continue assim”, espelhou.

Para o chefe da missão de observadores eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Soumeylou Boubèye Maiga, o processo da votação está a decorrer como na primeira volta com a total tranquilidade. Acrescentou ainda que em todas as mesas de voto visitadas, quase 50 por cento de eleitores inscritos que já tinha exercido o seu direito de voto.

Por: Assana Sambú