Cidadãos esperam que o vencedor da 2ª volta trabalhe para  desenvolvimento do país

Bissau, 27 dez 19 (ANG) – Os cidadãos esperam que o vencedor da 2ª volta das eleições presidenciais marcadas para o dia 29 de Dezembro, trabalhe para o desenvolvimento do país.

O desejo foi manifestado numa auscultação feita pelo repórter da ANG, com alguns citadinos de Bissau sobre os seus pontos de vista sobre o debate decorrido na quinta-feira entre dois candidatos concorrentes á 2ª volta, nomeadamente Domingos Simões Pereira, suportado pelo Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e Umaro Sissoco Embaló, suportado pelo Movimento para Alternância Democrático (MADEM- G15).

Bacar Sanhá funcionário público disse que contudo não assistiu o debate, mas no seu ponto de vista no momento, o país não precisa de pessoa inteligente ou que sabe falar bem, mas sim da pessoa com ações concretas.

“O país como a Guiné-Bissau com mais de 40 anos nunca conheceu o desenvolvimento. No momento precisamos de pessoa que vai trabalhar para que o Povo possa ver e sentir o desenvolvimento como outros Povos do Mundo”, frisou.

Por sua vez, Braima Sambu funcionário duma empresa privada, o debate foi positivo para os ambos porque mostraram os seus manifestos que permite a cada cidadão tirar ilações e votar em quem está mais preparado.

Mostrou-se satisfeito com o candidato do MADEM – G15, Umaro Sissoco Embaló por ter expressado  em crioulo, justificando que essa comunicação permite a compreensão da população em geral e sobretudo da zona rural devido a péssima qualidade do ensino do país.

Maria da Conceição Soares da Gama Correia funcionária pública criticou a postura do candidato suportado pelo MADEM-G15, sublinhando que o país precisa da pessoa qualificada para assumir o mais alto cargo da magistratura.

“O debate foi muito bom. Precisamos de pessoa qualificada para conduzir o destino do país porque o Povo quer o desenvolvimento para que possa sentir-se orgulho. Para mim, o Domingos Simões Pereira está mais preparado para desenvolver o país como os guineenses almejam”, sustentou Maria da Conceição.

Dabana Motor, professor disse que ficou desiludido com Umaro Sissoco Embaló na forma como ele não conseguiu responder muitas questões colocadas pelos moderadores do debate.

Disse ainda que o Simões Pereira está mais preparado porque mostrou o seu projeto de governação para os próximos 5 anos, ao contrário do candidato de MADEM – G15.

Por seu turno, o professor Dimítrio Cândido Lopes, o debate foi positivo porque permite os eleitores a concluir em quem pode e deve votar, acrescentando que o candidato do PAIGC saiu melhor.

Adiantou que contudo, Sissoco falou em crioulo que vai permitir a melhor compreensão da população, mas cabe os eleitores decidir quem vai ganhar as presidenciais do dia 29 próximo.

Foram unânimes em esperar que o vencedor das eleições do dia 29 deste mês seja capaz de tirar o país na situação em que se encontra.

 A 2ª volta das eleições presidenciais marcada para o dia 29 do mês corrente vai concorrer o candidato suportado pelo Partido Africano da Independência para Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira e candidato suportado pelo Movimento para Alternância Democrâtico (MADEM –G15), Umaro Sissoco Embaló. ANG/DMG/ÂC//SG