Presidenciais 2019/2ª volta

Presidenciais 2019/2ª volta

MCCI entrega acção criminal contra  Úmaro Sissoco Embalo ao Ministério Público

Bissau,27 dez 19(ANG) – O Presidente do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados(MCCI), precedeu hoje a entrega de uma acção criminal no Ministério Público contra o candidato do Movimento para Alternância Democrática(MADEM G-15), à segunda volta das presidenciais, Úmaro Sissoco Embalo, por “incitação ao voto étnico  religioso”, durante a campanha eleitoral.

Sana Canté, em declarações à imprensa depois de ter depositado a referida acção no Ministério Público, disse que o sistemático apelo ao voto étnico religioso levados a cabo por Sissoco Embalo, coloca em causa a unidade nacional e instiga a guerra de um grupo étnico ou convicção religiosa contra os demais.

“A Guiné-Bissau é um Estado laico e composto por diversos  grupos e convicções religiosas. Por isso não podemos permitir, de forma alguma, que um candidato que pretende ser Presidente da República esteja a fazer apelo  ao votos étnicos e religiosos porque isso é inaceitável”, sustentou.

O Presidente do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados disse que, por isso têm que responsabilizar esse candidato judicialmente.

Informou que essa prática de incitamento ao voto étnico religioso é condenável não somente pela Constituição da República como também nos termos do artigo 102 do Código de Processo Penal.

Adiantou que ele incorre  a pena de prisão que varia até 8 anos de prisão.

“Nós, até porque não precisávamos  de dar entrada à essa acção, se a justiça funcionasse correctamente, porque ao Ministério Público só bastava recolher as informações proferidas pelo candidato  nos órgãos de comunicação social e nas plataformas de campanha tendo em conta que são do conhecimento públicos, para ter a legitimidade de actuar”, disse.ANG/ÂC//SG

Publicada por ANG