TERRA RANKA: Guiné-Bissau e Guiné-Conakri assinam acordo

A Guiné-Bissau e a Guiné-Conakry, assinaram este sábado, um acordo para compra e venda da energia elétrica a ser produzida pelas barragens hidroelétricas de Kaletá e Souapiti na Guiné-Conakry, que fornecerão energia limpa e barata à Guiné-Bissau na ordem de 50 MW.

Da parte da Guiné-Bissau, rubricou o acordo Adriano Gomes Ferreira (Atchutchi) PCA/EAGB e, pela Guiné-Conakry, assinou Bangaly Konaté DG/EDG.Motivo de regozijo para o Governo de Aristides Gomes, representado no ato pelo Ministro dos Recursos Naturais e Energia, Engo. Issufo Baldé.

Para ele, o dia de hoje é um dia de satisfação para a população dos nosso país que, assim passará a tirar imensos ganhos a partir dessa energia elétrica que se espera, até finais de 2020, entrará no nosso território, através de um linha de interconexão de 218 Km, transportando uma tensão elétrica de 225/30 kv e, pasando por 4 subestações de transformação da energia elétrica já em fases de instalação em Ndam-Tete/Bissau, Mansoa, Bambadinca e Saltinho.

O custo tariffário inicial situa-se na ordem de 10.7 centimos dolar americano por kWh de energia.
Assistiram também a ato da assinatura deste acordo, o Alto Comissário da OMVG Lansana Fofaná e o Embaixador da Guiné-Conakry em Bissau.