LÍDER DO MOVIMENTO PATRIÓTICO NÃO APOIA NENHUM DOS DOIS CANDIDATOS À SEGUNDA VOLTA DAS PRESIDENCIAIS NA GUINÉ-BISSAU

O líder do Movimento Patriótico disse hoje (6/12) que a eleição de um novo chefe do Estado entre os dois candidatos que disputam a segunda volta das presidências de 29, será a continuidade da crise que o país viveu nos últimos cinco anos.

José Paulo Semedo falava à imprensa no princípio desta tarde para anunciar a posição do seu partido sobre a segunda volta das eleições presidenciais que serão disputadas entre Domingos Simões Pereira apoiado pelo PAIGC «vencedor das legislativas» e Umaro Sissoco Embalo apoiado pelo MADEM-G15 «líder da oposição na Assembleia Nacional Popular».

Segundo José Paulo Semedo, a sua formação política não está em condição de apoiar nenhum dos dois candidatos na corrida.

“A partir de 29 de Dezembro, temos que enfrentar uma nova realidade, mas que, esta nova realidade pode ser só mudança da roupa, vai continuar na mesma [crise], porque entendemos que quer um quer o outro, é a continuidade do conflito que foi alimentado nos últimos cinco anos, é por isso que entendemos que temos que pautar pela neutralidade entre os dois candidatos na corrida presidencial nesta segunda volta”, justificou.

No próximo dia 29, os guineenses são chamados às urnas para escolher um novo presidente da República para os próximos 5 anos.

Os últimos anos da magistratura de José Mário Vaz ficaram marcados com a crise política institucional depois da demissão de Domingos Simões Pereira ao cargo do chefe do governo que depois seguiu com a expulsão de 15 deputados, que votaram contra o programa apresentado pelo governo liderado por Carlos Correia, posteriormente alguns deste fundaram o partido Madem-G15, agora líder da oposição.

E estas duas figuras que vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais, já tinham desempenhado a função do chefe do governo durante a presidência de Mário Vaz.

A segunda volta das eleições presidências está marcada para o dia 29 do mês corrente e a campanha eleitoral começa no próxima sexta-feira, 13 e termina a 27 de Dezembro.

Por: Braima Sigá