Coordenador nacional dos movimentos de apoio ao candidato às presidenciais, Domingos Simões Pereira, que está a ser suportado pelo Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC), chamou atenção na tentativa de compra do cartão do eleitor.

 

Em conferência de imprensa realizada, esta manhã (02 de Dezembro), Geremildo Malaca, considera de um crime eleitoral a compra de cartão de eleitor, por isso, exorta o Ministério Público e a Policia Judiciaria (PJ) no sentido de redobrarem os esforços em encontrar os atores deste crime.

“Apelamos a comunidade internacional e toda a comunidade guineenses uma atenção maior [sobre compra de cartão de eleitor] porque essa manobra delatória justifica a frustração política, o atentado à democracia e a desvitalização da regra do jogo [eleição] e consubstancia num crime eleitoral. A compra de cartão de eleitor é um crime eleitoral a qualquer preço, uma atenção contra os valores democráticos, contra a liberdade de consciência e contra a liberdade de expressão”, sustenta.

Em relação aos resultados eleitorais que colocam na segunda volta o candidato Domingos Simões Pereira com 40,13% dos votos, Geremildo Malaca disse que o resultado traduz a expressão dos 65% da população jovem que nesta segunda volta vão garantir a vitória de Domingos Simões Pereira.

Os candidatos Domingos Simões Pereira e Umaro Sissoco Embalo vão disputar a segunda volta das eleições presidenciais marcadas para 29 de dezembro.

A campanha eleitoral para a segunda volta das eleições presidenciais decorrerá de 13 a 27 de dezembro.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Braima Sigá