OPINIÃO: NÃO HÁ NENHUM DISCURSO SEGREGACIONISTA DE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA

A unidade nacional é um dos âmagos dos discursos do DSP. O grau de intelectualidade que possui, muitas vezes, podemos dizer que pode sem intenção ferir os menos entendidos e por ausência de capacidade de compreender o profundo teor de sua oração, se sintam excluídos por mero complexo de inferioridade e o ataquem. Freud deve explicar.

Neste leque de cotovelos ardidos de dor, pode ser que estejam alguns intelectuais degradados da nossa sociedade que por ausência de humildade recusam ver mérito no que poderia ser a sua própria salvação. Peço desculpas se firo alguma susceptibilidade, mas a ausência de inteligência emocional de alguns maduros me surpreende.

Em nenhum dos discursos do candidato Domingos Simões Pereira há indícios de segregação. Dizer o contrário é uma falsa retórica e nem é política. É dar bandeira ao estado de desespero quando se vislumbra no horizonte o fim de uma era tenebrosa para o povo guineense e o início do fim dos saques do erário público.

Se analisarmos, veremos que o próprio capital intelectual juvenil conduz uma massa que dentro e fora do país se empenha contra sistemas que oprimem o povo e esta luta não me parece que vá acabar mesmo depois destas eleições guineenses, seja quem for o vencedor. Os guineenses despertaram, graças a Deus e estão cada dia mais a despertar do sono de décadas.

Não é preciso ter muita substância para constatar que salvo as fraudes dos que realmente ganham a vida à custa dos ciclos de instabilidade não haveria chances de chegarmos à segunda volta.

Aí sim há um discurso perigoso e tribalista. Mas a má notícia para os que remam contra a maré de uma Guiné-Bissau livre que progrida, é que na era em que estamos, já não há lugar para tribalismo. Nô djagassi!

Domingos Simões Pereira será sem dúvida o próximo presidente da Guiné-Bissau 🇬🇼!

Suzana Lopes