BISSAU PALCO DA SEMANA DA INCLUSÃO FINANCEIRA DA UEMOA

O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) promoveu, esta sexta-feira (29 de Dezembro), uma campanha de sensibilização sobre a Educação Financeira e Protecção do Consumidor

A campanha é no âmbito da segunda edição da semana de inclusão financeira na União Monetária Oeste Africana (UEMOA) que decorreu sob tema “Digitalização ao Serviço da Inclusão Financeira: Desafio para o sector financeiro e os estados-membros da UEMOA”.

A escolha do tema é justificada pelo crescente papel que as inovações tecnológicas têm desempenhado no reforço da inclusão financeira nos últimos anos uma vez que o desenvolvimento de produtos financeiros digitais, favorece pela revolução tecnológica e trouxe avanços significativos nos países de baixo rendimento, consolidando desta forma a dinâmica da inclusão financeira.

A este propósito, o ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dautarim Monteiro da Costa, ao presidir a cerimónia, defendeu a criação do modelo de cidadão que se enquadra nas demandas internacionais para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Por seu turno, a Directora nacional do Banco Central dos Estados da Africa Ocidental (BCEAO), Helena Nosoline Embaló, disse que a confiança na tecnologia é essencial para que os cidadãos possam utilizar os serviços financeiros digitais com protecção.

O Comité Nacional de Seguimento e Implementação da Estratégia Regional da Inclusão Financeira foi criado em 24 de Junho de 2016, no conselho de Ministros da União Monetária Oeste Africana (UEMOA), com a missão principal de assegurar a articulação e sinergia entre os Estados.

Este é o segundo ano que se dedica a uma semana para a inclusão Financeira na UEMOA, com o propósito de difundir os serviços e oportunidades oferecidos pela inclusão financeira, a um maior número possível da população enquanto alavanca do desenvolvimento económico e social.

Durante esta semana de inclusão financeira no espaço da UEMOA, que termina no sábado (30 de Novembro), realiza-se no país o seminário de formação Nacional sobre a Digitalização de Pagamentos do Estado e das Cadeias de Valores Agrícola assim como formação no domínio das inovações no domínio dos Serviços Financeiros e deve terminar no mesmo dia sábado com uma feira da inclusão Financeira.

 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Marcelino Iambi