AMÉRICA COMUNICA OFICIALMENTE À ONU SAÍDA DO ACORDO DE PARIS


Os Estados Unidos comunicaram formalmente esta semana às Nações Unidas sua saída do Acordo de Paris sobre o clima. 
A decisão foi anunciada pelo presidente Donald Trump, em 2017.
A confirmação foi feita pelo secretário de Estado americano, Mike Pompeo e dá início ao período para que Washington possa efetivamente concretizar sua saída, que será efetivada um ano depois da notificação, disse Pompeo.
A retirada propriamente dita dos Estados Unidos só ocorrerá em 4 de novembro de 2020, no dia seguinte das próximas eleições presidenciais nos Estados Unidos.

O presidente americano, Donald Trump, disputará um segundo mandato.
Para justificar a posição americana, o secretário de Estado americano alegou que o engajamento dos Estados Unidos no acordo representaria “um fardo econômico injusto imposto aos trabalhadores, empresas e contribuintes americanos.” 
Ele ainda declarou que o país faz sua parte na luta contras as emissões de gases que provocam o efeito estufa e prometeu que Washington proporia um modelo realista e pragmático nas discussões internacionais sobre o clima.
“Continuaremos a trabalhar com nossos parceiros na luta contra as consequências provocadas pelas mudanças climáticas”, ressaltou o representante do governo americano. 
“Os Estados Unidos continuarão a promover a pesquisa, a inovação e o crescimento económico, reduzindo as emissões e dando a mão para parceiros em todo o mundo”, declarou.
O acordo de Paris, assinado em dezembro de 2015 durante a Cúpula da ONU sobre mudanças climáticas, prevê um esforço coletivo dos países para limitar o aquecimento global em 1,5° em relação aos níveis pré-industriais. 
 A saída dos Estados Unidos é motivo de extrema preocupação, já que, o país é o segundo maior produtor mundial de gás de efeito estufa.
Notabanca; 09.11.2019