LGDH – Liga Guineense dos Direitos Humanos

Tentativas de instrumentalização política!

A confirmação oficial de tentativas de instrumentalização das forças de defesa e segurança, como arma de arremesso político, para a execução de decretos presidenciais manifestamente ilegais e absurdos, tornadas públicas hoje pelo próprio Presidente da República Dr. José Mário Vaz, num comício popular, consubstanciam numa afronta a democracia e valores que o enformam.

Nos últimos anos, as forças de defesa e segurança assumiram posturas de neutralidade face as disputas político partidárias, provando o caráter republicano que lhe é inerente, apesar de várias tentativas de as implicarem na definição do rumo político do país.
É triste, vergonhoso e lamentavel acompanhar a confissão pública de pressões indevidamente exercidas contra as forças de defesa e segurança da parte de quem tem a obrigação constitucional de apoiar e encentivar as suas completas submissões ao ditames da lei.
Não nos resta outra alternativa a não ser agradecer e felicitar, a lealdade, a coragem e forte compromisso com o país e as suas instituições democráticas, demostrado pelas forças de defesa e segurança.
Que Deus abençoe os guineenses!
Que a paz, democracia e direitos humanos perpetuem na Guiné-Bissau!