Aristides Gomes: “MILITARES TÊM ESTADO A RESPEITAR A LINHA QUE LHES É TRAÇADA PELA CONSTITUIÇÃO”

03/11/2019 / OdemocrataGB / No comments

  0   0   0 

O Primeiro-ministro demitido, Aristides Gomes, disse que os militares até agora têm estado, na verdade, a respeitar a linha que lhes é traçada pela Constituição, pelo que felicitou o comportamento da classe castrense que mantêm uma distancia e não se imiscuem na vida política do país.

Gomes fez estas constatações à imprensa à saída de uma reunião de quase uma hora com a missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), aberta aos membros do seu executivo no salão Francisco Mendes (Tchico Té). A delegação reuniu-se primeiramente com o Presidente da República cessante, José Mário Vaz, a porta fechada e sem a cobertura de jornalistas.
O chefe do governo explicou aos jornalistas que a missão está no país  para ver o evoluir da situação política, tendo assegurado que durante a reunião abordaram a forma como podem cumprir a missão do seu governo, que é a realização das eleições presidenciais.

Questionado sobre a situação da segurança em particular a nível da classe castrense, informou que até agora os militares estão a respeitar a linha que lhes traçada  pela constituição.

Sobre as forças de segurança, assegurou que todas as forças da seguranças mantêm-se nos limites dos deveres que lhes são atribuidos na constituição.
Relativamente a presença dos elementos da força do ECOMIB no ministério do Interior, explicou que a ECOMIB está no país para ajudar  a manter um clima de paz.

“A presença de ECOMIB é uma presença que decorre da nossa participação na CEDEAO. Quando se entra numa organização, há regras que se devem seguir e respeitar. A ECOMIB somos nós, a ECOMIB é a CEDEAO. Se amanhã houver o mesmo tipo de problema noutro país, as nosssas forças também. Aliás, as nossas forças participaram em várias operações de manutenção de paz”, sustentou para de seguida afirmar que a ECOMIB está no país para ajudar  a manter a tranquilidade bem como permitir a Guiné-Bissau sair de eventuais crises políticas.

“A ECOMIB não vai atacar pessoas que vivem pacificamente e que respeitem as leis do país, mas está ao lado de nossas forças policiais para nos ajudar a manter um clima de tranquilidade”, espelhou.

Salienta-se que a missão da CEDEAO chegou ontem a noite a Bissau. A delegação chefiada pelo ministro nigerino dos Negócios Estrangeiros, Kalla Ankourao, que é igualmente o presidente do Conselho de Ministro da CEDEAO, conta ainda com a presença do Secretário-geral da Presidência da Guiné-Conacri, Naby Kirirdi Bangoura, presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, Comissário de Assuntos Políticos, da Paz e Segurança, General Francis Behanzin e oficiais generais da força do ECOMIB. 

Ainda de acordo com as informações apuradas pelo jornal O Democrata a missão vai realizar uma conferência de imprensa no fim de trabalho, onde apresentará o comunicado final com a sua posição sobre a crise política.

Por: Assana Sambú

Foto: A.S