SECRETÁRIO DE ESTADO DEFENDE CULTURA DE NÃO VIOLÊNCIA NO PROCESSO ELEITORAL

25/10/2019 / OdemocrataGB / No comments

  0   0   0 

O Secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Saiegh, exortou esta sexta-feira, 25 de outubro de 2019, os agentes da defesa e segurança a priorizarem a cultura de não violência na Guiné-Bissau, sobretudo durante o processo eleitoral e que façam para que o país continue a ser referenciado em África, em particular na costa Ocidental, como exemplo. Mário Saiegh lembra neste sentido que os fardados devem abdicar-se da política ativa, das manifestações, de emitir opiniões sobre a política e muito menos fazer parte de uma formação política.

O Secretário de Estado da Ordem Pública  fez esta chamada de atenção no encerramento do curso de formação destinado a trezentos e vinte (320) agentes de segurança em matéria da violência eleitoral, no qual referiu que o êxito no combate à criminalidade exige esforço de toda a sociedade, abstraindo-se da necessidade da colaboração da sociedade e da comunidade internacional.

O governante lembra o fato de o cruzamento das fronteiras entre os países vizinhos continuar a condicionar os esforços no combate à criminalidade. Dados estatísticos indicam que na Guiné-Bissau existem mais de seiscentos (600) passagens clandestinas, num país que conta com apenas 8 passagens terrestres obrigatórias, fato que, segundo o governante, deve-se às várias outras vulnerabilidades no plano marítimo e aéreo. Apesar dessas situações, o governante acredita ainda na perseverança e determinação do povo como “uma arma poderosa” de nunca dar as costas à luta, sob pena de hipotecar o sonho da geração vindoura, que, na perspetiva de Secretário de Estado da Ordem Pública, deve viver num país seguro.

Por sua vez, o representante da Embaixada de Alemanha na Guiné-Bissau, Carsten Uille, realça o fato de, pela primeira vez, na história do país o mandato de um Presidente da República foi concluído sem interrupções. Carsten  lança desafio aos participantes em garantir segurança antes, durante e após as eleições presidenciais, acreditando que o conteúdo assimilado no curso vai ajudar os agentes a assumirem as suas responsabilidades.

Por: Aguinaldo Ampa