PAIGC ACUSA FILHO DE BOTCHE CANDÉ E SISSOCO DE SEREM MENTORES DE TENTATIVA DE “GOLPE DE ESTADO”


“O Secretariado Nacional do PAIGC está acompanhando com bastante atenção e com profunda preocupação factos que podem pôr em causa a desejada estabilidade e paz que o nosso digno e valente povo merece, bem como o de objectivos obscuros para tentar reportar as próximas eleições presidenciais de 24 de novembro.
O PAIGC sabe e bem, fruto da sua longa experiência, que o desespero leva a actos e comportamentos muitas vezes incontroláveis e muito menos inaceitáveis. Com efeito, estamos a registar uma sequência de actos absolutamente anormais e que podem colocar, uma vez mais, a Guiné-Bissau numa situação de crise mais profunda do que aquela em que se encontra e vejamos como e os porquês:

Ontem, dia 21 de outubro, o país registou com alguma surpresa que estava para acontecer um golpe de Estado encomendado pelo Senhor dito General de nome Ùmaro Sissoko Embaló.

É o próprio que o confirma numa mensagem gravada de uma conversação que manteve com o filho de um Ministro de Estado da actual e caduca Presidência da República, cujo nome é Bodjan Candé, encarregue de recrutar jovens para incendiarem pneus em pontos estratégicos, facto que originaria por sequência a intervenção de mercenários, com a missão de prender o Primeiro-Ministro e alguns membros do seu Governo.

À luz da nossa Constituição da República que, no seu artigo 125º diz expressamente que o Ministério Público é o órgão do Estado encarregue de fiscalizar a legalidade democrática e de defender o interesse público e social, o dito General de aviário pisou o risco e abusou da paciência dos guineenses.

Com estas declarações, o Senhor Sissoko Embaló agrediu de forma flagrante o interesse público e social, motivo mais do que suficiente para que o Senhor Procurador-Geral da República accione os mecanismos legais ao seu dispor no sentido dos infractores serem imediatamente traduzidos à justiça.

O PAIGC quer relembrar ao Ministério Público que bem recentemente, um dos mais conceituados e prestigiados Comandantes da nossa gloriosa Luta de Libertação Nacional e membro da Direcção Superior do nosso Partido foi encarcerado, depois de retirado abusivamente do seu internamento na Clínica Madrugada, só porque aventou as probalidades de um golpe de Estado tendo em conta os cenários políticos na altura existentes no país.

A diferença hoje é que, ontem, o Comandante Manecas Santos advertiu, positivamente, sobre eminentes probalidades do surgimento de um golpe de Estado.

Hoje é o Senhor General de Aviário Sissoko Embaló que cria e fomenta um golpe-de-Estado, cujo início teve hoje lugar com a queima de pneus na Chapa Bissau, prontamente neutralizada pelas forças de segurança.

É o próprio que o afirma “ipsis verbis”, mediante uma gravação hoje de conhecimento dos guineenses largamente radiodifundida por várias estações emissoras.

Por esta e outras razões, o PAIGC, sempre oprofundamente comprometido com este pacifico e martirizado Povo, incumbe-se a procurar respostas às suas preocupações:

• Será este tipo de candidato que o MADEM – G 15 vai tentar eleger para a Presidência da República?

• Será este o perfil hipotético de uma Presidência que porventura teremos no futuro?

O PAIGC tem a plena certeza que o nosso povo atento e obstinado na defesa do seu país, saberá escolher o seu digno e competente Presidente da República.

O PAIGC está atento, firme e determinado, e nada nem ninguém, por mais manobras e contra-manobras que provoquem, poderão travar a sua inabalável e irredutivel caminhada na construção de uma pátria una, forte, coesa e desenvolvida.

Bapur Ka Na Nkadja!

Bissau, 22 de Outubro de 2019.

O SECRETARIADO NACIONAL DO PAIGC.”