Presidenciais de novembro: CEDEAO AFIRMA QUE FINANCIAR COBERTURA ELEITORAL NA GUINÉ-BISSAU É PRIORIDADE

23/08/2019 / OdemocrataGB / No comments

  0  0  0

Uma missão pré-eleitoral da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que se encontra no país desde passado dia 19 de agosto, para acompanhar a evolução dos preparativos do processo eleitoral das eleições presidenciais marcadas para 24 de novembro afirmou esta sexta-feira, 23 de agosto de 2019, que financiar a cobertura jornalista durante as eleições presidenciais “é uma prioridade”. 

A CEDEAO transmitiu também à imprensa nacional que os órgãos eleitorais da CEDEAO querem uma atuação rigorosa e imparcial dos jornalistas guineenses durante as presidenciais de novembro.

A intenção da organização sub-regional foi comunicada por Maria de Rosário Gonsalves, chefe da missão, num encontro mantido com os responsáveis dos órgãos público e privado do país, recolher deles as preocupações e sugestões em relação à cobertura eleitoral. A também presidente da Comissão Nacional de eleições de Cabo-verde e da Rede dos órgãos Eleitorais da CEDEAO alerta igualmente que é necessário que os órgãos de comunicação social do país reforcem a campanha da educação cívica eleitoral “neutra e imparcial”, mas, sobretudo à partidária.

“Transmitir informações políticas e usar linguagem que prive a violência eleitoral, isso é fundamental. Mas também produzir conteúdos neutros em termos de questões culturais étnicas e religiosas, relativamente a cada candidato”, sublinhou. Contudo, realça que financiar eleições na Guiné-Bissau “é uma prioridade da CEDEAO”.

Mostra, contudo, que a imprensa é fundamental num processo como o de eleições presidenciais, pelo que é preciso que os homens da imprensa tenham a noção de que tanto podem ser focos de grande conflito social como também podem fazer com que as eleições sejam umas eleições de grande qualidade, levando informações a todos os cidadãos de forma imparcial e neutra e, sobretudo educando os eleitores a participarem.

Relativamente às preocupações levantadas, 

Maria de Rosário Gonsalves garante refletir sobre as mesmas e desde logo mostrou que a vertente financeira é fundamental “encontrar uma nova forma de financiar a cobertura eleitoral na Guiné-Bissau”.

Amanhã, 24 de agosto, a delegação fará uma comunicação  à imprensa sobre as primeiras conclusões da missão, mas antes a delegação  da CEDEAO reuniu-se com organizações internacionais, P5, PAIGC, MADEM-15, PRS, APU-PDGB, PND e UM.   

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.