NOVO CONSÓRCIO MEDIA DA GUINÉ-BISSAU LANÇA CONCURSO PARA JORNALISMO DE INVESTIGAÇÃO

O CMICS é uma associação sem fins lucrativos que congrega as principais redes e associações de jornalistas, tais como o Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), a Ordem de Jornalistas (OJ-GB), a Associação de Mulheres Profissionais de Comunicação Social (AMPROCS), a Rede Nacional de Rádios e Televisões Comunitárias (RENARC) e a ONG Ação para o Desenvolvimento (AD) que tem um longo historial de apoio a este sector.

A principal missão do CMICS consiste em impulsionar o setor dos média para paz e estabilidade na Guiné-Bissau, através da definição de objetivos partilhados e do estabelecimento de fortes relações de confiança entre associados, com vista à implementação de estratégias a definir em comum.

O CMICS foi criado em dezembro de 2018, com o apoio do Projecto “Impulsionar o setor de média para maior paz e estabilidade na Guiné-Bissau”, financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz e com o apoio técnico do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD).

“Este consórcio demonstra a vontade dos jornalistas guineenses de fazerem um jornalismo independente e de qualidade que irá certamente contribuir para a paz e a democracia no país”, disse a porta-voz do UNIOGBIS, Júlia Alhinho.

O programa de bolsas para a realização de projetos de jornalismo investigativo sobre a Guiné-Bissau é a primeira atividade do consórcio. O objetivo é incentivar a promoção da cidadania, da paz, e de consciencializar a sociedade sobre questões importantes do país. Ao mesmo tempo impulsionará a capacidade local dos jornalistas para produzir conteúdos sensíveis ao conflito e para desempenhar o seu papel de “fiscalizador” da governação e democracia.

“Em 2019 vamos começar a fazer jornalismo de qualidade e independente na Guiné-Bissau”, desafiou Paula Melo, presidente da AMPROCS.

O concurso de bolsas tem também o apoio financeiro do Fundo das Nações para a Consolidação da Paz e o apoio técnico do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) e do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

COPYRIGHT © 2019 UNITED NATIONS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.