GUINÉ-BISSAU ACOLHE TERCEIRO FÓRUM DA CONSERVAÇÃO PARA ÁFRICA CENTRAL E OCIDENTAL

A UICN (União Internacional para Conservação da Natureza), organiza em Bissau de 9 a 11 de Julho corrente, a terceira edição do fórum regional da conservação para África Central e Ocidental.

O evento regional de três dias terá como tema central : Conservar a natureza para a paz, a segurança e o desenvolvimento económico sustentável em África Central e Ocidental, a ser debatida por uma centena de delegados/participantes de África central e ocidental, incluindo os representantes de governos, os actores do desenvolvimento, os pesquisadores, os representantes das comunidades da conservação e os actores políticos.

A organização refere na sua nota de imprensa que “Esta temática é da actualidade no contexto da África do centro e de oeste que reveste uma importância capital, uma vez que deverá permitir de explorar os desafios e as perspectivas programáticas devendo levar em conta a complexidade, as inter-relações e interdependências das dimensões eco-ambientais, socioculturais, económicas, politicas e segurança na planificação e a implementação da estratégias”.

De salientar que esta edição do fórum é organizada em prelúdio e em preparação à acontecimentos maiores mundiais da conservação previstos em 2020, como o congresso mundial da natureza que terá lugar em Junho de 2020 em Marselha (France); a 25a conferência das partes (cdP 25) da CNUCC que terá lugar em Novembro 2019 em Santiago (Chile); bem como a CdP 15 da convenção sobre a Diversidade Biológica que terá lugar em Novembro de 2020 em Kunming (China).


Ainda de acordo com a nota da UINC, O objectivo principal do fórum regional da conservação de Bissau é de oferecer um quadro de reflexão e de trocas aos membros, especialistas das comissões temáticas (Gestão dos ecossistemas; sobrevivência das espécies, área protegida; Direito do ambiente; Educação e Comunicação; Politicas ambientais, Económicas e Sociais) e Sócios da UICN (Estados, ONG, Sociedade Civil). Isto no sentido de lhe permitir contribuir activamente a influenciar a agenda internacional da conservação e do desenvolvimento sustentável.

Os fórum regionais da conservação permitem igualmente aos membros da UICN de se informar sobre a organização e o decorrer do congresso mundial da natureza; de estar preparados para uma participação eficaz; e de formular as proposições de moções a fim de trazer à escala mundial as principais preocupações da sua região em matéria de conservação do ambiente e de desenvolvimento sustentável para o bem-estar das comunidades e das populações.

Hoje às 15h no hotel Ladger Plaza, a comissão organizadora irá promover uma conferência de imprensa para anunciar a realização do fórum.

Djibril Iero Mandjam
Subcomissão da comunicação do fórum

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.