Sob indicação do PAIGC: JOMAV NOMEIA ARISTIDES GOMES PARA O CARGO DO PRIMEIRO-MINISTRO

22/06/2019 / OdemocrataGB / No comments

  0  0  0

O Presidente da República, José Mário Vaz nomeou este sabádo, 22 de Junho de 2019, através do decreto presidencial n° 06/3019, Aristides Gomes para ocupar a função do Primeiro-ministro, sob a indicação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

Gomes é o nome que reuniu consenso em 2018 entre as formações políticas que tinham assento no parlamento para chefiar um governo de inclusão e ocupar-se da realização das eleições legilativas, voltou a merecer a confiança de Presidente José Mário Vaz para dirigir o executivo dos libertadores (PAIGC), partido que venceu as eleições legislativas de 10 de Março com 47 mandatos, estabelecendo um acordo de incidência parlamentar com outras formações políticas e através do qual conta com 54 deputados no parlamento que lhe permite governar. 

O partido vencedor das eleições [PAIGC] indicou esta semana o nome de Domingos Simões Pereira [presidente] que fora rejeitado pelo Presidente da República, José Mário Vaz, que alega a difícil coabitação com a figura indicada pelo partido libertador. A direção do PAIGC decidiu ontem (sexta-feira) enviar o nome de actual Primeiro-ministro, Aristides Gomes para chefiar o executovo a ser formado pelo patido libertador. 

“Nestes termos e com vista ao cumpriemento do estatuído na alínea g) art. 68 da Constituição da República, o Presidente da República, procedeu à audição dos partidos políticos com assento no parlamento. O resultado dessa audição aponta para a nomeação de um candidato a ser indigitado pelo PAIGC, facto que ocorreu em 21 de junho de 2019, na pessoa de Dr. Aristides Gomes, Membro do Comité Central deste partido”, justificou o Chefe do Estado no seu decreto que nomeia Aristides Gomes para chefiar o governo dos libertadores nos próximos quatro anos.

Por: Assana Sambú

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.